top of page

Utopia São Paulo

Com o tema CONTRASTES, a 6ª Edição Paulista do Concurso Cultural e Mostra de Fotografia Digital e Mobgrafia, foi realizada com chamamento público, aberta à população em geral.

Do dicionário: "grau marcante de diferença ou oposição entre coisas da mesma natureza, suscetíveis de comparação". Uma instigação poética, estrutural, política, urbana. São Paulo se constitui uma base geofísica de contrastes intensos, derivas, falas, nuances e até transparências.

O Concurso Cultural Fotográfico UTOPIASP, que ocorre desde 2014, idealizou a reunião de visões múltiplas e inspiradoras, apresentando o cotidiano da população no ambiente urbano por meio de fotos que projetam pontos de vista e derivações.

Todas as fotos são inscritas via rede social Instagram e tiradas de celular, máquina fotográfica e tablets durante os percursos diários de seus autores. Através da fotografia, fomentamos as narrativas em construção, instigamos o protagonismo, a profissionalização e a responsabilidade de convivência cotidiana.

  Workshop, Derivas no Território, Concurso, 

 Mostra de Fotografia Digital / Mobgrafia        

 

Ao trabalhar a proposta em âmbito de concurso e com estímulo ao observador comum do cotidiano, não só coletamos olhares que estão fora da “caixa” como criamos hábitos de novos diálogos com o espaço urbano e com a convivência dentro dele. O envolvimento temático amplia o repertório de lugares de passagem, lugares de memória, lugares de convivência, não lugares, espaços de convergência, relatos do cotidiano, espaços afetivos, espaços de fala, tudo o que a linguagem pode apresentar e transmitir de pessoas para pessoas.

Seu potencial tem sido acompanhado como espaço para troca de repertorio para adolescentes e jovens amantes da mobgrafia, fotógrafos amadores e emergentes, pessoas em busca de profissionalização.

 

Envolvendo público de todas as idades, amplia a comunicação e convergência de visões do cotidiano, versões artísticas, cruas, filosóficas. Já é um importante evento que promove um diálogo na cidade.

bottom of page